terça-feira, 25 de setembro de 2012

Inúmeros benefícios do pólen

Vitaminas:
O pólen é portador das vitaminas dos grupos A, E, K e P (ou flavonóides) e mais a B1, B4, B3, B5, B6, B9, B12, C e D. As maiores concentrações, porém, são de caratenóides, até 20 vezes superiores a das cenouras, seguidos dos flavonóides e das vitaminas k.
Há na natureza 22 aminoácidos essenciais para a saúde humana, e o pólen é o único alimento que contém todos os 22, portanto se tornando completíssimo.
Alguns benefícios facilmente notado no nosso organismo; 
 ACELERA a queima de gorduras, regeneração do DNA, do RNA, colágenos da pele, unhas, ossos e cabelo, atende a interesses femininos, regenera também cartilagem, tendões e ligamento, atende a interesse masculinos desportistas; 
AUMENTA o bem estar e o bom humor, o estado de alerta, o tônus muscular, níveis de resistência dos atletas e dançarinos, o numero de espermatozoides, fora o numero de espermatozoides todos outros são de interesse para ambos.
AUXILIA o controle de peso muito interesse feminino, o processo de assimilação e eliminação no corpo, de ambos.
COMBATE a arteriosclerose e a hipertensão, artrite, artrose, reumatismo, exaustão mental e física, perda de memoria, a queda de cabelo, alergias cronicas, as inflamações, envelhecimento precoce, estresse e nervosismo, na questão de combater trata-se de um alimento de muita importância para o consumo diário, já que muitos dos males que pólen trata é muito comum nos idosos e seu uso por prevenção aumentará sua qualidade de vida no futuro.  

CONTROLA a diarreia e alivia a prisão de ventre.
ELEVA o status nutricional do organismo.
FORTALECE a flora intestinal, musculatura, visão e a saúde dos olhos, as paredes das artérias e veias dos vasos sanguíneos e linfáticos reduzindo assim as varizes de muito interesse as mulheres, fortalece também o sistema digestivo, endócrino, imunológico, reprodutivo e respiratório.
MANTEM a saúde física e mental dos idosos.
NORMALIZA a pressão sanguínea, isto é reduzindo-a nos hipertenso e nos elevando-a nos hipotensos, também normaliza os níveis de colesterol e triglicerídeos, as funções cardiovasculares, digestivas endócrinas e hepáticas e níveis de açúcar no sangue , processos vitais como estado de alerta mental e mecanismo da fome.
NUTRE as células do sistema imunológico para que garantam a eliminação das células cancerosas que todos temos, impedindo de acumularem e formarem tumores.
OTIMIZA o desenvolvimento estrutural, emocional e intelectual das crianças, o status nutricional do organismo infantil, assim como dos adolescentes, idosos, gestante, lactantes, atletas, intelectuais e fisicamente ativos e emocionalmente abalados etc.
PREVINE prisão de ventre, putrefação de fezes e suas consequências: fadiga cronica, colite, síndrome do intestino irritado, oscilação do humor (TPM), desiquilíbrio hormonais, impotência, infertilidade, os problemas da menopausa, da próstata e dos ovários.
PROMOVE a desobstrução/limpeza da pele, dos intestinos, figado, das vias respiratórias, desenvolvimento da massa muscular e a multiplicação celular.
RECUPERA a força muscular dos covalentes e a motricidade dos enfartados.
REDUZ as rugas e os níveis de estresse, remodela e delinear a silhueta do corpo.
RETARDA o envelhecimento
SATISFAZ o apetite dos que comem exageradamente
TONIFICA o organismo, inclusive revitalizando as funções sexuais e reprodutoras.

Força da Lua

                      Será a que a força da lua influência na hora da colheita? Eu já fiz esse teste e na próxima lua cheia dia 29/09/2012, vou fazer de novo pois acredito sim que as abelhas armazenam o mel até a primeira noite de lua cheia.
                    Demorou mas pra mim fazer esse teste, por desacreditar nos contos populares, por curiosidade no dia 02/08/2012 fiz uma pequena colheita na primeira noite de lua cheia e fiquei surpreso com o resultado alcançado, pois a colheita chegou ao dobro do esperado.
                       Hoje com certeza todas minhas colheitas serão feita baseadas nas fases da lua e com a estação do ano, pois o inverno no Amazonas é rigoroso e todo cuidado é pouco com as abelhas, 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Fôlder da Ultima Capacitação Comunidade Barreira do Tambaqui - Flona de Humaitá -Rio Madeira


Viajem a Comunidade Paraná do Buiuçú.

 Indo a comunidade, viajem de aproximadamente meia hora de lancha, sempre gosto de ir na frente pegando  um sol, ficar um pouco preto pois estou muito branco.

Aqui os comunitários, Manuel "Paraná", Tabira e sua esposa acompanhando o manejo, enquanto Ytamara que faz o suporte por parte do Instituto Pacto Amazônico tirando fotos, esse trabalho é a continuação da primeira capacitação que foi realizada no dia 27,28,29/01/2012.  

Caminho de volta...tranquilo, nada como dar uma voltinha na floresta clima bom aqui dentro, bem diferente da cidade, o mormaço toma conta.

 Ninhos que foram observados, quase em ponto de divisão, os comunitários já fazem sozinhos mas preferem que eu acompanhe, para mostrarem pra mim que sabem fazer direitinho.

Eu aqui relembrando alguns cuidados que eles não podem esquecer, pois meliponas é uma especie muito frágil, e necessita de cuidados especiais.





Um muito obrigado ao Instituto Pacto Amazônico, que mesmo não sendo de sua responsabilidade sempre ajuda a comunidade com apoio de logística emprestando também a lancha que eles tanto precisam.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Abrigo coletivo

Meu primeiro abrigo coletivo..

Confecção de caixas






Essa é para quem acha que criar abelha é só colher o mel, confecção de caixas é um trabalho bastante pesado, mas a pior parte é a logística, para comprar madeira, prego, e até mesmo contratar um marceneiro, estas peças das fotos acima foram confeccionadas com muito sacrifício, pois eu não sabia usar a maquita e tive que aprender, contei com a ajuda de um filho de Deus, que por acaso estava de passagem, Cicinho experiente marceneiro que me ajudou ensinando como usar a ferramenta por sinal muito perigosa mas no final consegui todas minhas caixas e a dificuldade que passei se transformou em um orgulho, pois Deus vem abençoando a cada colheita

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Passeio pela floresta, flagrante de coleta de resina em uma castanheira


Os alunos todos prestando a atenção e ligados a pequenos detalhes da floresta que até aquele momento não tinha muito conhecimento

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Minha filhota

Nessa época os potinhos de papinha depois de usados pela Anna Flávia já tinham um destino guardar o mel dela...

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Manhã fazendo Limpeza,


Capacitação na comunidade de Paraná do Buíuçu. atividade de transferência, especie Melipona seminigra(melipona do madeira)

Capacitação de Meliponicultura Comunidade Barreira do Tambaqui

O objetivo consiste em capacitar a comunidade de modo simples para que haja fácil entendimento tanto na base teórica quanto em bases praticas demonstrativas, iniciando com noções gerais de meliponicultura até conteúdos de forma simplificada de multiplicação de enxames.

A capacitação foi dividida em duas etapas, teórica e praticas. Tendo cada etapa sua particularidade de materiais usados, quanto ao seu método aplicado.

Dividindo-se esta capacitação em dois dias sendo o primeiro dia aula teoria e segundo dia aula pratica.

Foram usados métodos convencionais de ensino e métodos modernos de aprendizagem na etapa teórica como o uso de caderno e caneta com o auxilio de ferramentas como notebook e data show, para melhor entendimento para os comunitários, tendo em vista a dificuldade que se tem para se organizar uma atividade com essa estrutura dentro de uma comunidade, tendo como principal objetivo dar aos comunitários base teórica de meliponicultura fazendo uso de imagens e vídeo aulas apresentadas durante a capacitação.
Nas aulas teorias podem-se passar conteúdos de vital importância para os futuros meliponicultores como:
Educação Ambiental e Sustentabilidade; Gera renda e mostra a importância de se evitar o desmatamento; Interação comunitária; Identificação de meliponineos; Morfologia das melíponas; Matérias de construção utilizadas pelas abelhas; Arquitetura de ninhos; Funções das abelhas; Divisão geral de trabalho; escolhas de espécies e obtenção de colônias; construção de um meliponários; construção de caixas racionais; transferência para caixas racionais; fortalecimento de colônias e divisão de colônias; manejo em geral e cuidados com inimigos naturais; custo de produção do mel de ASF; gerenciamento de projetos meliponicultura.
Nas aulas praticas obteve-se o reforço do assunto abordado em sala de aula, havendo assim maior aproveitamento.
Iniciando por: Aula prática confecção de caixa; confecção de alimentadores;  alimentação  artificial, divisão de colônias;, transferência de colônias para caixas racionais; inimigos naturais.

Resultados obtidos foram satisfatórios, tendo em vista que o objetivo inicial era de somente capacitar os comunitário de uma forma superficial, contudo a medida que a logística aumentava os níveis de aproveitamento da comunidade também aumentava.
Com as aulas teóricas foram disponibilizados aos alunos conteúdos que servirão de base, aplicação deste teve melhor aproveitamento devido ao uso de ferramentas como data show e note book que apesar da distancia não foi motivo para que se fizesse uso deste equipamento 
Atividade de divisão de colônias, muito importante para a continuidade do trabalho que foi realizado.



Atividade de fortalecimento artificial 


Confecção de caixas racionais


Atividade de reconhecimento do trabalho das abelhas nativas como coleta de néctar, pólen e resinas.


Pequena reunião de encerramento, conversa com os participantes do mini curso, agradecimentos e despedida com sensação de dever cumprido.
Parabéns ao Instituto Pacto Amazônico por abraçar a meliponicultura e acreditar no fortalecimento das comunidades tradicionais.