quarta-feira, 22 de agosto de 2012

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Abrigo coletivo

Meu primeiro abrigo coletivo..

Confecção de caixas






Essa é para quem acha que criar abelha é só colher o mel, confecção de caixas é um trabalho bastante pesado, mas a pior parte é a logística, para comprar madeira, prego, e até mesmo contratar um marceneiro, estas peças das fotos acima foram confeccionadas com muito sacrifício, pois eu não sabia usar a maquita e tive que aprender, contei com a ajuda de um filho de Deus, que por acaso estava de passagem, Cicinho experiente marceneiro que me ajudou ensinando como usar a ferramenta por sinal muito perigosa mas no final consegui todas minhas caixas e a dificuldade que passei se transformou em um orgulho, pois Deus vem abençoando a cada colheita

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Passeio pela floresta, flagrante de coleta de resina em uma castanheira


Os alunos todos prestando a atenção e ligados a pequenos detalhes da floresta que até aquele momento não tinha muito conhecimento

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Minha filhota

Nessa época os potinhos de papinha depois de usados pela Anna Flávia já tinham um destino guardar o mel dela...

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Manhã fazendo Limpeza,


Capacitação na comunidade de Paraná do Buíuçu. atividade de transferência, especie Melipona seminigra(melipona do madeira)

Capacitação de Meliponicultura Comunidade Barreira do Tambaqui

O objetivo consiste em capacitar a comunidade de modo simples para que haja fácil entendimento tanto na base teórica quanto em bases praticas demonstrativas, iniciando com noções gerais de meliponicultura até conteúdos de forma simplificada de multiplicação de enxames.

A capacitação foi dividida em duas etapas, teórica e praticas. Tendo cada etapa sua particularidade de materiais usados, quanto ao seu método aplicado.

Dividindo-se esta capacitação em dois dias sendo o primeiro dia aula teoria e segundo dia aula pratica.

Foram usados métodos convencionais de ensino e métodos modernos de aprendizagem na etapa teórica como o uso de caderno e caneta com o auxilio de ferramentas como notebook e data show, para melhor entendimento para os comunitários, tendo em vista a dificuldade que se tem para se organizar uma atividade com essa estrutura dentro de uma comunidade, tendo como principal objetivo dar aos comunitários base teórica de meliponicultura fazendo uso de imagens e vídeo aulas apresentadas durante a capacitação.
Nas aulas teorias podem-se passar conteúdos de vital importância para os futuros meliponicultores como:
Educação Ambiental e Sustentabilidade; Gera renda e mostra a importância de se evitar o desmatamento; Interação comunitária; Identificação de meliponineos; Morfologia das melíponas; Matérias de construção utilizadas pelas abelhas; Arquitetura de ninhos; Funções das abelhas; Divisão geral de trabalho; escolhas de espécies e obtenção de colônias; construção de um meliponários; construção de caixas racionais; transferência para caixas racionais; fortalecimento de colônias e divisão de colônias; manejo em geral e cuidados com inimigos naturais; custo de produção do mel de ASF; gerenciamento de projetos meliponicultura.
Nas aulas praticas obteve-se o reforço do assunto abordado em sala de aula, havendo assim maior aproveitamento.
Iniciando por: Aula prática confecção de caixa; confecção de alimentadores;  alimentação  artificial, divisão de colônias;, transferência de colônias para caixas racionais; inimigos naturais.

Resultados obtidos foram satisfatórios, tendo em vista que o objetivo inicial era de somente capacitar os comunitário de uma forma superficial, contudo a medida que a logística aumentava os níveis de aproveitamento da comunidade também aumentava.
Com as aulas teóricas foram disponibilizados aos alunos conteúdos que servirão de base, aplicação deste teve melhor aproveitamento devido ao uso de ferramentas como data show e note book que apesar da distancia não foi motivo para que se fizesse uso deste equipamento 
Atividade de divisão de colônias, muito importante para a continuidade do trabalho que foi realizado.



Atividade de fortalecimento artificial 


Confecção de caixas racionais


Atividade de reconhecimento do trabalho das abelhas nativas como coleta de néctar, pólen e resinas.


Pequena reunião de encerramento, conversa com os participantes do mini curso, agradecimentos e despedida com sensação de dever cumprido.
Parabéns ao Instituto Pacto Amazônico por abraçar a meliponicultura e acreditar no fortalecimento das comunidades tradicionais.